MOVIMENTO AKRAM VIGNAN
Pujya Dadashri (Dada Bhagwan)
O que a Wikipédia escreve sobre Pujya Dadashri (ou Dada Bhagwan), fundador do Movimento Akram Vignan:
Dada Bhagwan (7 de novembro de 1908 - 02 de janeiro de 1988), nasceu com o nome de Ambalal Muljibhai Patel. Foi um líder espiritual e fundador do movimento Akram Vignan.
Ambalal Muljibhai Patel (A. M. Patel) nasceu em Tarsali, Gujarat, na Índia, e cresceu na aldeia de Gujarati Bhadran. Seus pais eram vaishnavas (Vaishnavismo é um dos principais ramos do hinduísmo. É voltado para a veneração de Vishnu). A. M. Patel creditou à sua mãe o fato de ter-lhe incutido, em tenra idade, valores tais como a não-violência, a solidariedade, a generosidade altruísta e a observância espiritual. Ele, também, foi influenciado pelos escritos de Shrimad Rajchandra. Casou-se com uma menina da aldeia onde morava chamada Hiraba e foi empreiteiro de profissão. Alegou ter alcançado a auto-realização, em junho de 1958, na estação ferroviária de Surat, enquanto estava sentado em um banco na plataforma número 3.
Após sua experiência de autorrealização, um parente próximo passou a dirigir-se a ele pelo nome espiritual de Dada (um termo Gujarati que quer dizer "Avô Venerado") Bhagwan (Senhor). Este passou, daí por diante a ser seu nome espiritual.
Dada Bhagwan formou um movimento que ele chamou de Akram Vignan. Ao contrário da purificação passo-a-passo conforme os princípios jainas, Akram Vignan promete a salvação instantânea pela graça do senhor Simandhar Swami, para quem Dada Bhagwan seria intermediário. Peter Flugel considera este movimento como uma forma de sincretismo Jain-Vaishnava (mistura dessas duas religiões), uma evolução análoga a Mahayana no budismo.
Ele morou em Baroda por cerca de 50 anos e mais tarde viajou para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e no Quênia a fim de espalhar uma doutrina conhecida como Akram Vignam. Morreu com a idade de oitenta anos.
Dada Bhagwan é reconhecido como líder espiritual dentro de Gujarati, na Índia. Ele foi tema de um filme em 2011 intitulado "Esforços Desesperados". Também, foi homenageado como Spiritual Scientist/Master do sec.XX e XXI no Museu da Ciência Espiritual.
Após a morte de Dada Bhagwan o Movimento Akram Vignam dividiu-se em dois grupos. O grupo maior, chamado Fundação Dada Bhagwan foi liderada pela Dra. Niruben Amin até a sua morte, no dia 19 de março de de 2006. Desde então até o presente, a Fundação é dirigida por Deepakbhai Desai, sucessor espiritual e contemporâneo, da Dra. Nirubem Amin.
Dra. Niruben Amin
Pujya Deepakbhai Desai
Até à data, A Fundação Dada Bhagwan construiu mais de dez Trimandirs (tri-templos - um templo que adora 3 deuses) que ostentam os ídolos Simandhar Swami, Vishnu e Shiva.
Conceito De Trimandir (Texto Compilado Do Blog Trimandir.org)
As religiões da Índia, especialmente as que creem na existência da alma já existem desde tempos imemoriais. Elas emergiram e floresceram em épocas quando Gnanis (seres sábios ou iluminados) estiveram presentes e acessíveis.
Documentos históricos nos relatam que essas religiões se expandiram na presença do Senhor Krishna, do Senhor Rama, do Senhor Mahavira... Esses seres iluminados não mais existem com sua presença física; no entanto existem como ídolos em vários templos da índia e de outros países.
O que ocorre é que na ausência desses seres em sua forma palpável, e vários séculos já terem se passado, o foco da religião declina. Este, gradativamente, é suplantado por diferenças, distinções e divisões idealistas e arbitrárias - características típicas do sectarismo.
Dada Bhagwan foi um Gnani que dedicou sua vida para perpetuar as religiões que acreditam na existência da alma. A missão espiritual de sua vida surgiu de duas intenções:
- que todos os povos do mundo vivessem em paz e felicidade
Param Pujya Dadashri observou que os caminhos religiosos do mundo e os grupos sectários ostentavam e disputavam "meu preconceito contra o seu", o que se tornou uma fonte de conflito dentro da sociedade promovendo a desunião e a intransigência.
Com a intenção de eliminar essas diferenças e trazer a religião de volta para a sede da alma, Param Pujya Dadashri concebeu o Trimandir (três templos em um) para que fosse um local de reverência imparcial, um distinto templo não-sectário.
Param Pujya Dadashri explicou com que intenção idealizou o Trimandir:
"Em vez de buscar a liberação, ou o ser, as pessoas têm se enredado em proselitismos. Umas pessoas dizem "A nossa visão religiosa é a correta", os de outra religião falam o mesmo. Nesta separação, causada pela divergência de opiniões, o Ser e todos os assuntos relacionados com ele têm se perdido. O templo Trimandir tem a intenção de quebrar essa conduta. Um conjunto de religiões foram estabelecidas aqui. Que este templo se torne um lugar de peregrinação para todos."
Benefícios Da Darshan (Visualização Devocional) Em Um Trimandir
Param Pujya Dadashri descreveu os vários benefícios que recebem os visitantes ao fazerem darshan (visualização devocional) de ídolos ou realizam orações em um Trimandir:
Fundamentalmente os visitantes experimentam Ashriwad (bençãos) e Shaktis (energias espirituais) por sua devoção aos deuses e deusas. Em seguida, automaticamente, experimentam darshan nishpakshpati (visualização devocional imparcial), que limpará qualquer bhav matbhed (intenção religiosa divisionista) trazida de seu passado. E, finalmente, ganharão enormes benefícios para o seu progresso espiritual. O darshan em um Trimandir tem o poder de libertar os devotos sinceros do sofrimento e preocupações tolas; oferece, também, aos devotos o acesso a Atma Gnan (autorrealização) e moksha (liberação do ciclo de nascimento e morte).
Nota: Atualmente, existem mais de 11 Trimandirs na Índia. Para ver a lista dos Trimandirs acesse:
Conceito De Trimandir (Texto Compilado Do Blog Trimandir.org)
As religiões da Índia, especialmente as que creem na existência da alma já existem desde tempos imemoriais. Elas emergiram e floresceram em épocas quando Gnanis (seres sábios ou iluminados) estiveram presentes e acessíveis.
Documentos históricos nos relatam que essas religiões se expandiram na presença do Senhor Krishna, do Senhor Rama, do Senhor Mahavira... Esses seres iluminados não mais existem com sua presença física; no entanto existem como ídolos em vários templos da índia e de outros países.
O que ocorre é que na ausência desses seres em sua forma palpável, e vários séculos já terem se passado, o foco da religião declina. Este, gradativamente, é suplantado por diferenças, distinções e divisões idealistas e arbitrárias - características típicas do sectarismo.
Dada Bhagwan foi um Gnani que dedicou sua vida para perpetuar as religiões que acreditam na existência da alma. A missão espiritual de sua vida surgiu de duas intenções:
- que todos os povos do mundo vivessem em paz e felicidade
- que todos que assim desejassem
conseguissem atingir a Moksha (liberação do ciclo de nascimento e morte)
Param Pujya Dadashri observou que os caminhos religiosos do mundo e os grupos sectários ostentavam e disputavam "meu preconceito contra o seu", o que se tornou uma fonte de conflito dentro da sociedade promovendo a desunião e a intransigência.
Com a intenção de eliminar essas diferenças e trazer a religião de volta para a sede da alma, Param Pujya Dadashri concebeu o Trimandir (três templos em um) para que fosse um local de reverência imparcial, um distinto templo não-sectário.
Em um Trimandir, deuses do jainismo, shivaísmo e vaishnavismo (juntamente com
deuses e deusas de outras religiões) podem receber reverência na mesma
plataforma.
Param Pujya Dadashri explicou com que intenção idealizou o Trimandir:
"Em vez de buscar a liberação, ou o ser, as pessoas têm se enredado em proselitismos. Umas pessoas dizem "A nossa visão religiosa é a correta", os de outra religião falam o mesmo. Nesta separação, causada pela divergência de opiniões, o Ser e todos os assuntos relacionados com ele têm se perdido. O templo Trimandir tem a intenção de quebrar essa conduta. Um conjunto de religiões foram estabelecidas aqui. Que este templo se torne um lugar de peregrinação para todos."
Benefícios Da Darshan (Visualização Devocional) Em Um Trimandir
Param Pujya Dadashri descreveu os vários benefícios que recebem os visitantes ao fazerem darshan (visualização devocional) de ídolos ou realizam orações em um Trimandir:
Fundamentalmente os visitantes experimentam Ashriwad (bençãos) e Shaktis (energias espirituais) por sua devoção aos deuses e deusas. Em seguida, automaticamente, experimentam darshan nishpakshpati (visualização devocional imparcial), que limpará qualquer bhav matbhed (intenção religiosa divisionista) trazida de seu passado. E, finalmente, ganharão enormes benefícios para o seu progresso espiritual. O darshan em um Trimandir tem o poder de libertar os devotos sinceros do sofrimento e preocupações tolas; oferece, também, aos devotos o acesso a Atma Gnan (autorrealização) e moksha (liberação do ciclo de nascimento e morte).
Nota: Atualmente, existem mais de 11 Trimandirs na Índia. Para ver a lista dos Trimandirs acesse:
List of Trimandir's - Dada Bhagwan
Simandhar Swami
O Senhor Simandhar Swami é um Tirthankara
vivo, ou um Arihant, que está presente em Mahavideh Kshetra* (Ver Nota), um outro mundo dentro do nosso universo.
Devido a Param Pujya Dadashri ter tido uma conexão direta com ele pode
testemunhar o seu real status (condição) e onde habita. Param Pujya
Dadashri disse:
- As pessoas me perguntam quem é e onde um Arihant está. Então eu lhes respondo: "Curve-se ao Lorde Simandhar Swami, pois ele está presente no nosso universo. Hoje, ele é o Arihant (Tirthankara). Portanto, incline-se e preste reverência a ele."
Ao estabelecer uma conexão com o Senhor Simandhar Swami, a pessoa se liga a auspiciosos carmas, que resultarão em um futuro nascimento em Mahavideh Kshetra.
Gnanis (aqueles que realizaram o autoconhecimento) e santos relataram que tiveram um contato pessoal com Simandhar Swami. Cada um deles credita a Simandhar Swami o seu conhecimento espiritual. Eis alguns deles: Kundkunda Acharya, Dada Bhagwan, Shrimad Rajchandra.
Segundo a cosmologia jaina a Terra está situada numa zona do universo chamada Bharat Kshetra. Bharat Kshetra está atualmente na quinta Ara, isto é, um ciclo de tempo onde impera a degradação. No presente ciclo Tirthankaras não mais encarnarão na Terra. O Tirthankara mais recente foi Vardhamana Mahavira; Mahavira foi o último de uma sequência de 24 Tirthankaras.
Já Mahavideh Kshetra, onde está Simandhar Swami, é uma zona que pertence a quarta Ara - um ciclo de tempo em que a espiritualidade é elevada - e onde existem Tirthankaras encarnados. Mahavideh Kshetra é um mundo que fica situado a milhões de milhas de distância da Terra e os atributos superiores da mente, fala e ações predominam em seus habitantes.
Atualmente, 20 Tirthankaras estão presentes em Mahavideh Kshetra. Simandhar Swami é um deles e é o que reside mais próximo do nosso planeta. Devido a uma intenção sua, que carrega de um nascimento anterior, ele serve a causa de libertar os seres vivos de Bharat Kshetra. Por essa razão, as suas graças e benefícios podem ser, rapidamente, alcançados pelo devoto através da adoração. Simplesmente saber que o Senhor Simandhar Swami existe já o qualifica para receber suas bençãos incondicionais.
*Nota: Não confundir Mahavideh Kshetra com Siddhashila. Siddhashila é uma área da cosmologia jaina que fica situada no ápice do universo e para onde vão os "siddhas"* - as pessoas com conhecimento infinito que alcançam moksha e descartaram para sempre o seu corpo mortal. Os Tirthankaras alcançaram conhecimento infinito e conseguiram se libertar do ciclo de renascimentos, mas permanecem com um corpo mortal para ensinar e ajudar os outros seres a, também, ascender à moksha (salvação, libertação).
* siddha - é uma alma que se libertou, definitivamente, do ciclo transmigratório de nascimento e morte. Tal alma tendo realizado o seu verdadeiro eu, é livre de todo o carma. Um siddha é sem forma e habita em Siddhashila com felicidade infinita, percepção infinita, conhecimento infinito e energia infinita.
Os Gnanis explicam que se uma pessoa tem conhecimento sobre a existência de Simandhar Swami e se a devoçaõ à ele é cultivada através da adoração ela acabará por experimentar "darshan pratyaksh" (ter visões do divino) e, posteriormente, atingir "keval gnan" (kevala jnana = conhecimento absoluto) e moksha.
Akram Vignan é uma Ciência Espiritual com uma cerimônia especial chamada Gnan Vidhi. Despertando para o seu verdadeiro Eu. A experiência natural da Felicidade.
O que é Akram Vignan? O que significa Gnan Vidhi? O que é Autorrealização? Autorrealização é mais fácil do que você possa imaginar. É tão simples como voltar para casa. Autorrealização significa experimentar a natureza do ser e do Saber e então experimentar seu reino e papel nesse corpo. Esse "Eu" é eterno. Esse "Eu" é quem você realmente é. Esse "Eu" é Deus.
Esse "eu" está presente em todos os seres vivos. Esse "Eu" é o Ser.
Conhecer e experimentar o "Eu" em seu reino exclusivo, puro e total com todos os seus atributos é Autorrealização. Isso agora está disponível e possível para você. Está esperando por você. Há algo dentro de você que está ansiando para voltar para casa. Se esse não fosse o caso, você não estaria lendo essas palavras. Agora a hora chegou. Você chegou, e a porta está aberta. A intenção interior está pronta. A vontade está aí. Não há palavras, apenas a experiência.
Movimento Akran Vignan no Brasil (Trecho copiado do blog Akran Vignan no Brasil)
Akram Vignan é uma Ciência Espiritual com uma cerimônia especial chamada Gnan Vidhi. Despertando para o seu verdadeiro Eu. A experiência natural da Felicidade.
O que é Akram Vignan? O que significa Gnan Vidhi? O que é Autorrealização? Autorrealização é mais fácil do que você possa imaginar. É tão simples como voltar para casa. Autorrealização significa experimentar a natureza do ser e do Saber e então experimentar seu reino e papel nesse corpo. Esse "Eu" é eterno. Esse "Eu" é quem você realmente é. Esse "Eu" é Deus.
Esse "eu" está presente em todos os seres vivos. Esse "Eu" é o Ser.
Conhecer e experimentar o "Eu" em seu reino exclusivo, puro e total com todos os seus atributos é Autorrealização. Isso agora está disponível e possível para você. Está esperando por você. Há algo dentro de você que está ansiando para voltar para casa. Se esse não fosse o caso, você não estaria lendo essas palavras. Agora a hora chegou. Você chegou, e a porta está aberta. A intenção interior está pronta. A vontade está aí. Não há palavras, apenas a experiência.
Nós o convidamos a receber este presente exclusivo da Ciência do Akram Vignan.
Início: 23 de Junho de 2016, 10:00 H (Inscrições começam as 8:00 H)
Término: 26 de Junho de 2016, aproximadamente as 2:30 H.
Local: TBA (To Be Anounced - A ser anunciado)
Inscrições: Por favor utilize o link "Inscrições" acima!
Acomodações: Em "Inscrições" você também encontrará um link para as Reservas do Hotel.
As satsangas serão realizadas em Inglês, mas com tradução portugues.
Para melhores informações acesse o site:
Fantásticas informações da ciência espiritual Akram Vignan para aqueles que buscam o conhecimento do Ser de forma simples e profunda.
ResponderExcluirJai Sat Chit Anand (consciência do Eterno é bem-aventurança)