sábado, 22 de agosto de 2015

TENHO QUE RENUNCIAR A FELICIDADE PARA SER RELIGIOSO? - Pujya Gurudevshri Rakeshbai



TENHO QUE RENUNCIAR A FELICIDADE PARA SER RELIGIOSO?

Prédica de Pujya Gurudevshri Rakeshbai



Pujya Gurudevshri Rakeshbhai


Absolutamente, não. Pujya Gurudevshri responde: " Eu não estou pedindo para você desistir da felicidade. Quero apenas mostrar-lhe uma fonte de felicidade maior".

A felicidade é a sua verdadeira natureza. É seu direito ser feliz. A religião ensina a você como ser feliz. Somente se a sua vida é uma festa, se você está cheio de amor e alegria, se você dança com a felicidade você será religioso. Os ignorantes, porém, são incapazes de compreender a essência da religião. Eles não conseguem entender a simples verdade de que a religião significa ser feliz e sua finalidade é espalhar felicidade. Muita incompreensão  prevalece com respeito ao que seja religião.


A Ignorância Acerca do Que Seja Religião

Você abriga a crença de que a religião significa sofrimento, que pode lhe causar algum tipo de dor? Assim como a crença de que a felicidade pode ser alcançada a partir de coisas externas é falsa, a crença de que deve sofrer para chegar a ser religioso e que alcançará a felicidade em outra vida, também, não é verdadeira. "Religião significa sofrimento", se é nisso que acredita, se esse é o seu credo, você deve corrigir-lo, imediatamente, pois, desta forma, ele só criará uma sociedade de masoquistas, enraizada na tristeza. Todas as atividades religiosas que você praticar durante a vida girarão em torno da infelicidade. Idolatrar a infelicidade jamais será religião. Um faquir de nome Zusia estava deitado em seu leito de morte. Alguém lhe perguntou: "Você praticou os votos e observou todas as austeridades corretamente? Você será capaz de encarar a Deus?" Ele respondeu: "Eu conheço Deus muito bem. Ele não é uma pessoa má que irá perguntar: "Quantos dias você permaneceu com fome?" Ele perguntará: "Quão feliz você foi? Em quantas ocasiões você foi capaz de permanecer inalterado diante das situações, gozando da bem-aventurança interior?"" Para quem encontrou ilimitada alegria interior pensamentos de comida e outras coisas supérfluas não mais  o incomodam. Esse é aquele que pratica a verdadeira austeridade. Portanto, admirar um praticante desse tipo de austeridade, honrá-lo com grandes procissões, prostrar-se a seus pés é venerar uma pessoa religiosa. Mas se você adora uma pessoa infeliz... uma pessoa infeliz não é religiosa. Por que, então, honrá-la, idolatrá-la? Na verdade ela deve ser digna de lástima. Elogiando aqueles que são ignorantes, você estará exibindo sua própria ignorância. Acreditando que são pessoas religiosas aqueles que fazem a si mesmos infelizes e tentam promover a infelicidade dos outros, você está associando religião com infortúnio e, com isso, comete um grave erro. A infelicidade é o objetivo da sua vida e na desgraça é onde você acabará.

Seus falsos conceitos sobre religião estão tão fortemente enraizados que você não está disposto a ceder nem uma polegada. Você está disposto a ser infeliz, mas não a mudar sua perspectiva. Você não pode ver uma pessoa religiosa alegre, nem pode aceitar que uma pessoa alegre seja religiosa. Você vinculou a religiosidade com a infelicidade. No entanto, a religião é, sem dúvida, a destruidora maior de todo sofrimento. A religião é a arte que nos leva a um estado de felicidade. Se você se torna religioso, no verdadeiro sentido, inevitavelmente, se tornará alegre. Aquele cuja vida é cheia de alegria é querido pelas almas iluminadas. Essa pessoa é feliz em qualquer circunstância. A característica de uma pessoa religiosa é irradiar alegria.





O Que é Religião?

A religião nos mostra a maior fonte de felicidade. Nos incita a que mergulhemos profundamente dentro de nós mesmos a fim de conhecermos nosso verdadeiro eu. Esta não é uma tarefa complexa; na verdade, é até muito simples. Se você perguntar a uma rosa, no auge de sua exuberância, se o processo de floração foi difícil ela dirá: "Eu não tinha que me tornar um jasmim, por que deveria ser difícil? Eu só tinha que florescer como uma rosa". Florescer é um fenômeno natural. Como pode o que é natural ser complicado? Ser natural é ser normal e ser normal sempre é simples. Religião é para nos trazer de volta a nossa verdadeira natureza. Como pode isso ser dificultoso? Não fique vagando sem rumo por aí. Seu tesouro está escondido dentro de você e você não precisa mendigá-lo em outro lugar. O seu reino está no seu interior, mas o problema é que você teima em procurar riquezas no mundo exterior. Basta que mude a direção de sua busca, que olhe para dentro; sua vida será agraciada com uma transformação radical. Por que você nunca empreendeu  a viagem para seu interior? Você vagueia  longe de si mesmo e o resultado é estar sempre a contar suas misérias. Na verdade  o homem faz preparativos para ir a lua e as estrelas, mas nem cogita de fazer a viagem mais importante, que é para dentro de si mesmo. Você olha e dá atenção a tudo quanto está perto. O seu eu verdadeiro que é o que está mais próximo, você, acredita que está longe, e não lhe dá atenção. A primeira coisa que deve fazer é perceber que ele, dentre todas as coisas, é o que está mais colado a você. Em seguida, você deve esforçar-se para firmar-se nele. Quando as faculdades discriminativas são despertadas e se constata que o mundo externo não pode nos dar a verdadeira alegria a jornada interior começa. Quando tem inicio essa viagem interior você se aproxima do seu eu verdadeiro. E chegando perto do seu eu verdadeiro, estará chegando perto daquilo que nunca irá deixá-lo. Além disso, quando você se volta para seu interior fontes de alegria brotam. Não só estará cheio de alegria, como, também, fará o mundo feliz. A pessoa que é feliz, também faz os outros felizes. É automático. O que pode uma pessoa feliz irradiar senão felicidade, não é mesmo? Se você não se sente, nem vive satisfeito é porque você virou as costas para Deus (para a sua própria alma iluminada). A busca da religião não é escapismo, não é covardia, nem uma questão de impotência ou fraqueza. Se o seu coração transborda de contentamento, saiba que está no caminho da religião verdadeira; e  uma pessoa religiosa permanece sempre pura, alegre exalando perfume e luz onde quer que esteja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário