quarta-feira, 5 de agosto de 2015

SHRIMAD RAJCHANDRA - II


SHRIMAD RAJCHANDRA



Shrimad Rajchandra nasceu em 1867 no dia do Kartiki Purnima (dia de lua cheia do primeiro mês - kartik - do calendário lunar indiano em uma pequena cidade chamada Vivania (perto de Morbi em Gujarat). Ele teve pouca educação formal, porém era possuidor de uma memória excepcional. Como autodidata aprendeu as complexas Escrituras  num curto espaço de tempo. Infelizmente sua vida foi muito breve. Tinha 33 anos quando faleceu, em 1901.

Shrimad Rajchandra foi um escritor prolífico. Em vida escreveu muitos poemas espirituais clássicos, anotações diárias e quase 1.000 cartas para seus associados. Estas cartas são um tesouro espiritual. Ele tinha habilidades incomuns e muitas outras sobrenaturais: 


- por ter um raciocínio rápido  era capaz de fazer poemas sobre qualquer assunto, a qualquer momento e instantaneamente, 

- tinha uma memória prodigiosa e um sexto sentido altamente desenvolvido
- fazia previsões astrológicas acertadas
- lia livros apenas pelo toque cego
- tinha um incomparável conhecimento das Escrituras
- sua inclinação espiritual desde tenra idade era surpreendente 
- sua percepção extra-sensorial era muito elevada
- possuía o conhecimento de suas vidas anteriores

A pedido do governo - do então Juiz da suprema Corte Britânica e  outros oficiais superiores - ele demonstrou publicamente suas habilidades notáveis. Ele teve um excelente desempenho em todas as tarefas que lhe foram solicitadas. Faziam-lhe perguntas ou levantavam questões difíceis, ele respondia a tudo com desembaraço. Escolhiam determinado tema e era capaz de criar um poema de imediato. Nos jogos de entretenimento era capaz de jogar vários ao mesmo tempo, etc. Todos os jornais nacionais e os grandes meios de comunicação da época saudaram-no conferindo-lhe o título (deusa do conhecimento encarnado (Sakshat Sarasvati). Apesar desta grande publicidade e as ofertas para visitar a Inglaterra e a Europa (mostrar ao mundo as suas habilidades incomuns, certamente, lhe confeririam grande fama e fortuna) Shrimad Rajchandra, com apenas vinte anos, preferiu concentrar-se em seu progresso espiritual. Essa sua posição era a certeza de que estava acima do nome, da fama  e da riqueza.



Os ensinamentos de Shrimad Rajchandra enfatizam amplamente a necessidade absoluta de existir alguns fatores para alcançar a salvação. Ei-los:

- Sadguru* - guru

- Satsang* - associação com um Sadguru e pessoas nobres
- Anekantvad - tolerância para com pontos de vista diferentes
- Ahimsa - não violência
- Vairagya - desapego do mundo material e dos vícios

* Sadguru ou Satguru significa verdadeiro guru ou verdadeiro mestre. O título significa que os estudantes têm fé que o guru é confiável e que os guiará até a libertação (Moksha). Este conceito é baseado em uma longa e importante linha de conhecimento e entendimento de todas as religiões indianas - que o mestre ou guru é um sagrado guia para a autorrealização.


* Satsang ou Satsanga ou Satsangam - significa "em companhia da verdade". É um encontro que visa criar um ambiente propício para a meditação e outras práticas espirituais. Normalmente envolve ouvir ou ler as Escrituras, refletir, discutir e assimilar seu significado, trazendo-o para a vida diária.


Shrimad escreveu sublimes poemas espirituais. Dentre eles estão:


- Apurva Avsar

- Mul Marag
- Ele Prabhu
- Yam Niyam
- Jad Chetan

Shrimad, também, escreveu, em prosa, livros que versavam sobre as Escrituras:


- Atmasiddhi Shastra

- Moksha Mala
- Bhavna Bodh


Mahatma Gandhi chegou a conhecer pessoalmente Shrimad Rajchandra e foi este que o influenciou no movimento da não-violência. Gandhi mencionou, muitas vezes, em sua autobiografia a figura desse ser iluminado.

Mesmo Shrimad Rajchandra trabalhando com o negócio de jóias em Mumbai (cidade capital da Índia, situada no estado de Maharashtra. Também conhecida como Bombaim, que foi seu nome oficial até 1995) ele, frequentemente ia para Idar (uma cidade indiana) e pequenas aldeias de Charotar (em Gujarat) para realizar suas práticas espirituais (sadhana) em lugares solitários. Ele inspirou muitas pessoas, incluindo sadhus, santos, sadhaks e chefes de família. Milhares de devotos jainas, ainda hoje, são inspirados e beneficiados com os escritos de Shrimad Rajchandra. Há mais de 50 instituições (ashrams) estabelecidas em seu nome a fim de que aspirantes estudem e vivam por lá progredindo em sua auto realização.



Carinhosamente, os devotos chamam Shrimad Rajchandra de "Param Krupalu Dev" significando que ele é o guru espiritual sempre compassivo. Shrimad minimizou as pequenas diferenças entre as várias facções e subdivisões do jainismo e explicou a doutrina de Vardhamana Mahavira na sua verdadeira perspectiva.


PARA LER MAIS A RESPEITO DE SHRIMAD RAJCHANDRA ACESSE:

EU SOU JAINA: SHRIMAD RAJCHANDRA - I



Nenhum comentário:

Postar um comentário