terça-feira, 26 de abril de 2016

A PRESENÇA MILAGROSA DO MESTRE - Pujya Gurudevshri Rakeshbai


A PRESENÇA MILAGROSA DO MESTRE



Shrimad Rajchandra e Pujya Gurudevshri Rakeshbai 


O que acontece quando o discípulo se encontra com o Mestre (Guru)? Por que a partir daí o discípulo vê mudanças em seu estilo de vida, comportamento e pensamento? Por que isso parece uma transformação miraculosa? Pujya Gurudevshri explica como o discípulo se rende, floresce e alcança a iluminação na presença de um mestre realizado.



Quando um grande Mestre espiritual nasce na face da Terra, inevitavelmente, aspirantes de todos os lados se sentem atraídos para ele. Aqueles que anseiam pela libertação cantam-lhe louvores e embarcam na jornada espiritual.


O aspirante pode evoluir e alcançar a iluminação, tal qual uma semente que tem a possibilidade de crescer e transformar-se em uma árvore, mas se esquece disso. O Guru faz com que ele se conscientize desse seu potencial infinito. Inspirado pelo mestre, quando o discípulo se rende as suas instruções e investiga as camadas mais profundas de sua própria consciência, ele rompe todas as barreiras terrestres para dar vazão ao seu pleno potencial que se estende até os céus da eternidade. Tenha confiança no Guru compassivo. Prepare-se para ser enterrado como a semente e atingir grandes alturas espirituais.



A coragem de mergulhar no desconhecido é despertada após juntar-se ao Guru. O aspirante desenvolve fé nele. O sentimento de surtos de entrega ao ego perece. Sua vida sofre uma enorme transformação, que se reflete em seus conceitos, suas respostas e sua conduta. Na convivência com o Guru, um amante dos prazeres sensuais se converte em um amante do Divino. Todas essas mudanças ocorrem em um curto espaço de tempo, o que faz com que esse acontecimento seja tomado como um milagre e o Guru acaba por ser visto como sendo o autor do milagre.


Milagre ou Lei Natural?

No mundo exterior as coisas precisam de tempo para mudarem, mas a transformação no mundo interior precisa apenas de consciência. Quando o aspirante desperta, tudo muda em um instante. O despertar é uma revolução e não uma evolução. Evolução - crescimento - precisa de tempo, porém revolução acontece de repente e transforma tudo. Não há nenhum atraso. No momento em que percebe a sua natureza divina, você torna-se iluminado. Humanamente, é difícil compreender uma mudança tão importante dar-se de forma tão inesperada, entretanto, por que não pode acontecer? Se você acende  uma lâmpada em uma casa sombria e escura o que ocorre com a escuridão? Será que ela permanece ou desaparece? Quanto tempo demora para que isso aconteça? Mesmo que a obscuridade lá exista há anos ela não demora a desaparecer. Ela é removida instantaneamente. Tão logo você acende a lâmpada a escuridão não existe mais. Para você isto parece um milagre ou pensa nisso como sendo uma lei natural? Dá-se o mesmo com a presença do Sadguru (verdadeiro mestre). A transformação parece um milagre, mas é uma lei eterna.


Você, também, quer aprender a se transformar porque sempre se esforçou para afastar a escuridão de sua ignorância, de seus pensamentos e de suas atividades pecaminosas. Para a maioria dessas coisas o que tem conseguido é reprimi-los. Você não pode lutar contra a escravidão. Para removê-la é necessário luz e não poder. Basta, então, que você se vire para a iluminação. Você não tem que trazer a luz. Ela já está dentro de você, é você. Você tem, simplesmente, que tornar-se ciente disso. Isto pode ser realizado em um segundo. O ponto é esse; é isso que o faz transformar-se. Incomensurável é a graça do Guru que o aponta para você e o motiva a fazer esta mudança. Ele trata da sua doença - ele trata a sua ignorância com a luz do conhecimento. Você chamaria isto de um milagre? Não é natural vermos uma doença ficar curada quando, ao paciente, é administrado o medicamento adequado?



O Fenômeno do Despertar

A admiração é apenas porque o fenômeno do despertar está além da compreensão intelectual. O despertar traz consigo a iluminação. A iluminação é comparada ao surgimento, de uma só vez,  de milhares de sóis deslumbrantes e nuvens de néctar regando a felicidade do Ser. Este fenômeno não é para ser intelectualizado ou escrever ensaios sobre ele; deve ser experimentado e, quem o faz, se deleitar com a experiência. Aceite a possibilidade disso acontecer; este  é o primeiro raio de luz tocando o seu coração cheio de escuridão.


Celebre! Deixe que o primeiro raio se expanda. Cante , baile e alcance o Deus interior. Desperte. Mude sua visão. Sintonize o seu Eu e vá além do ciclo de nascimento e morte.


Isso não é impossível. O impossível nunca pode acontecer. Se a transformação teve lugar é, simplesmente, porque era possível. Uma vez que essa transformação não aconteceu com você em muitos nascimentos, você o vê como um milagre. Além disso, você nunca sonhou com tal esplendor espetacular que é o seu verdadeiro Eu. Quando a noite escura da ignorância se retira e surge a luz das auroras de Realização, as experiências espinhosas da vida transitória se transformam em flores perfumadas da eternidade. Lembre-se, a Realização não é inatingível. Retire a tampa da ignorância e desvende o seu Eu glorioso. Quando você percebe o seu ser tão, distintamente, separado do corpo, sua vida é, instantaneamente transformada.



Grato Pela Benevolência do Guru

O discípulo após a experiência sem precedentes da Autorrealização fica imensamente grato ao Guru; sente que este o transformou de um mendigo em um príncipe. A palavra "obrigado" parece uma expressão muito trivial para expressar sua gratidão. Seu coração e seus olhos transbordam de sentimentos de endividamento. Ele é incapaz de os reter dentro de si. O que ele pode oferecer para aquele que o abençoou com o infinito, o eterno, o divino?


No entanto, o Guru renega este ato feito ao discípulo. O Guru diz que não fez nada e ainda revela ao discípulo: " Você já tinha as jóias, mas não estava ciente delas. Devido a isso você vagou no mundo, na esperança de encontrar felicidade, no entanto, em contrapartida sofreu apenas stress, falhas, negatividades e limitações. Com isso, perdeu a esperança. Você perdeu a fé em si mesmo. Sua tigela de desejos satisfeitos sempre permaneceu vazia. Você nunca se preocupou em olhar para dentro de si mesmo. Eu, simplesmente fiz você ficar ciente de seu tesouro escondido. Você confiou em mim, cavou o seu interior e encontrou o tesouro. Você acha que eu te dei tudo isso, mas não é verdade. Qualquer um que penetra em seu próprio interior encontra esse tesouro"


A Chave Está em Abrir os Próprios Olhos

Acredite no Guru e em suas palavras. Renuncie ao seu antigo hábito de manter seus olhos fechados para a verdade. Atreva-se a abrir os olhos e alcançar a sua riqueza que é a verdadeira felicidade. O Guru está pronto para mostrar o caminho para todos, mas quem realmente quer olha-lo? Você tem medo de perder o seu ego. Você não é capaz de perceber o benefício de tornar-se livre de seus grilhões. Você nem sequer se atreve a tratar, humildemente, qualquer assunto com seu Guru porque isso, também, implica em reduzir o seu ego. Como você pode ser preenchido se não quer se curvar, se entregar e nem buscar?


Aquele que entrega a sua cabeça, alcança tudo. Você só atingirá a iluminação através da virtude de rendição. O ego é o preço que você tem que pagar para o eterno. Os sentimentos de fé e rendição abrem as portas de seu coração e revelam as jóias que se encontram dentro.


Nenhuma revolução pode ocorrer sem essa rendição ao Guru. Não há a experiência da paz sem que se abra mão do ego em seus pés de lótus. O Mestre ajuda o despertar do discípulo. O discípulo quando se encontra pela primeira vez com o Guru, esse encontro, parece não ter nenhum valor; porém o toque "milagroso" da graça do Guru faz desse encontro algo inestimável. Essa é a benevolência do Guru.



2 comentários:

  1. A iluminação é um acontecimento que pode vir em flashes.
    Raios de luz vão saíndo se seu ser.
    Cada raio de luz trás consigo um momento de iluminação.
    A cada momento de iluminação você vai se transformando.
    O verdadeiro ser vai se desoontando em você e sua relação com o mundo muda e você muda.

    O toque do guru pode te abrir uma janela imensa e te transformar definitivamente, mas também pode permitir a saída de raios como exposto acima.
    Essa foi a minha experiência, e continuo no minha caminhada.

    ronaldosm@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sim, amigo, a iluminação pode ser atingida de uma vez só, bem como ser um processo que leva algum tempo – ás vezes meses, anos, décadas ou, até mesmo, um período de várias encarnações – e isso depende de cada um, de cada ser. Mas o fato é que todos chegam lá, pois essa é a nossa essência. É como menciona a prédica acima: a luz já existe em nós. Cabe a cada um acender o interruptor para que essa luz se mostre. Acender o interruptor é se autoconhecer, é buscar dentro e, não, fora.

      Excluir