Supõe-se que, atualmente, na Índia exista entre 4 a 6 milhões de jainistas entre monges, freiras (sadhus e sadhvis, respectivamente) e devotos.
Mahavira, o reformador da doutrina jaina certa vez disse:
"O homem sem conhecimento leva milhões de vidas para extirpar os efeitos do carma, ao passo que um homem que possui o conhecimento espiritual e disciplina extingue-os em um único momento."
Esse conhecimento espiritual e disciplina vem da vida monástica, da abdicação da vida mundana, da renúncia completa e total. Os devotos ou leigos jainistas aspiram atingir esse nível de iluminação, de sabedoria e é por essa razão que eles veneram as ordens monásticas.
Existem dois grupos ou seitas dentro da filosofia jaina:
os Digambara - vestidos de espaço
os Svetambara - vestidos de branco
Dentro desses dois grupos existem muitas sub-seitas, entretanto, existem pequenas diferenças doutrinárias entre elas. A separação vem de diferenças de ritos e práticas. Por exemplo, na seita Digambara os ascetas ou monges andam nus, pois isso significa renúncia - desapego das coisas terrenas, tanto de bens materiais como de conceitos e emoções (como vergonha, vaidade, etc...). Eles se utilizam apenas da própria atmosfera em torno deles, daí o nome "vestido de espaço". Já os monges ou ascetas svetambaras usam vestes brancas. Os svetambaras acreditam que as mulheres podem alcançar a libertação (moksha), já os Digambaras, por terem algumas restrições sociais com respeito a elas, creem que só numa posterior encarnação como homens conseguirão isso.
asceta Digambara
asceta Svetambara
Dentro dessas seitas e sub-seitas jainistas vemos várias formas de culto. Há os que adoram ídolos (imagens e estuetetas dos Tirthankaras) e há os que rejeitam tal forma de ritual. Todos os grupos, porém, têm a não violência (ahimsa) como a parte mais importante de sua filosofia.
Sobre isso cada seita tem um voto específico de comportamento e renúncia. Umas acrescentam alguns outros itens, mas basicamente todas incentivam a: que os devotos se empenhem e perseverem nos seguintes compromissos:
Não violência (ahimsa)
Veracidade (satya)
Não roubar (asteya)
Desapego (aparigraha)
Celibato (brahmacharya)
Os devotos em maior ou menor grau se empenham para perseverar nesses compromissos. Já os ascetas, monges e freiras tem que segui-los rigorosamente.
E há também alguns outros preceitos que devem ser seguidos para que todos os jainistas, independente de qual seita pertençam, busquem o caminho da realização espiritual . São eles os três apoios (Gupti) e os cinco cuidados (Samiti); ou, em outras palavras, são as três regras de evitação de má conduta (Gupti) e as cinco regras de conduta (Samiti).
Os três apoios (Gupti):
Controle da mente (managupti)
Controle da fala (vacanagupti)
Controle do corpo (kayagupti)
Os cinco cuidados (Samiti):
Cuidado ao caminhar (irya samiti)
Cuidado ao se comunicar (bhasha samiti)
Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti)
Cuidado o manusear objetos (adana nikshepana samiti)
Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos
(pratishthapana samiti)
Explicando melhor os três apoios (Gupti):
Controle da mente - não se concentrar em maus pensamentos; proteger a mente de pensamentos impuros como a raiva, o ódio, a ganância, a inveja, o egoísmo, etc. Sempre perdoar e dedicar a mente para a meditação de assuntos elevados.
Controle da fala - não proferir palavras violentas ou desagradáveis que possam ferir os outros; praticar o silêncio.
Controle do corpo - Deve-se guardar o movimento do corpo de modo a não ferir outras criaturas; olhar sempre o caminho em que se pisa para não prejudicar ou matar uma vida inocente, como formigas, insetos, etc. Desenvolver um comportamento e uma postura dignos (inclusive no vestir) e de boas maneiras.
Explicando melhor as cinco regras de conduta (Samiti):
Cuidado ao caminhar - deve-se andar de modo que nossos passos não causem dor ou morte de qualquer ser vivo.
Cuidado ao se comunicar - deve-se evitar as oito imperfeições do discurso: a raiva, o orgulho, o engano, a ganância, o deboche, o medo, a fofoca e a calúnia.
Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti) - deve-se comer apenas alimentos que não atentem contra a doutrina jainista e angariar artigos de igual modo.
Cuidado ao manusear objetos (adana nikshepana samiti) - deve-se usar objetos ou manuseá-los com cuidado de modo a não por em perigo a vida de criaturas pequenas e insetos.
Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos
(pratishthapana samiti) - tomar cuidado para não ser inconveniente, nem causar dano ao jogar fora objetos ou resíduos. Ter o cuidado de ver que nenhuma criatura é prejudicada ou incomodada por tais ações.
Assim sendo Samitis purificam as ações e as tornam virtuosas, enquanto que os Guptis são proibições contra atividades pecaminosas da mente, da fala e do corpo. Ambos são igualmente necessários para a elevação espiritual. Todas essas oito virtudes são conhecidas como Ashta Pravachan Mata.
Não roubar (asteya)
Desapego (aparigraha)
Celibato (brahmacharya)
Os devotos em maior ou menor grau se empenham para perseverar nesses compromissos. Já os ascetas, monges e freiras tem que segui-los rigorosamente.
E há também alguns outros preceitos que devem ser seguidos para que todos os jainistas, independente de qual seita pertençam, busquem o caminho da realização espiritual . São eles os três apoios (Gupti) e os cinco cuidados (Samiti); ou, em outras palavras, são as três regras de evitação de má conduta (Gupti) e as cinco regras de conduta (Samiti).
Os três apoios (Gupti):
Controle da mente (managupti)
Controle da fala (vacanagupti)
Controle do corpo (kayagupti)
Os cinco cuidados (Samiti):
Cuidado ao caminhar (irya samiti)
Cuidado ao se comunicar (bhasha samiti)
Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti)
Cuidado o manusear objetos (adana nikshepana samiti)
Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos
(pratishthapana samiti)
Explicando melhor os três apoios (Gupti):
Controle da mente - não se concentrar em maus pensamentos; proteger a mente de pensamentos impuros como a raiva, o ódio, a ganância, a inveja, o egoísmo, etc. Sempre perdoar e dedicar a mente para a meditação de assuntos elevados.
Controle da fala - não proferir palavras violentas ou desagradáveis que possam ferir os outros; praticar o silêncio.
Controle do corpo - Deve-se guardar o movimento do corpo de modo a não ferir outras criaturas; olhar sempre o caminho em que se pisa para não prejudicar ou matar uma vida inocente, como formigas, insetos, etc. Desenvolver um comportamento e uma postura dignos (inclusive no vestir) e de boas maneiras.
Explicando melhor as cinco regras de conduta (Samiti):
Cuidado ao caminhar - deve-se andar de modo que nossos passos não causem dor ou morte de qualquer ser vivo.
Cuidado ao se comunicar - deve-se evitar as oito imperfeições do discurso: a raiva, o orgulho, o engano, a ganância, o deboche, o medo, a fofoca e a calúnia.
Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti) - deve-se comer apenas alimentos que não atentem contra a doutrina jainista e angariar artigos de igual modo.
Cuidado ao manusear objetos (adana nikshepana samiti) - deve-se usar objetos ou manuseá-los com cuidado de modo a não por em perigo a vida de criaturas pequenas e insetos.
Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos
(pratishthapana samiti) - tomar cuidado para não ser inconveniente, nem causar dano ao jogar fora objetos ou resíduos. Ter o cuidado de ver que nenhuma criatura é prejudicada ou incomodada por tais ações.
Assim sendo Samitis purificam as ações e as tornam virtuosas, enquanto que os Guptis são proibições contra atividades pecaminosas da mente, da fala e do corpo. Ambos são igualmente necessários para a elevação espiritual. Todas essas oito virtudes são conhecidas como Ashta Pravachan Mata.
bom dia, tem algum templo ou espaço jainista em São Paulo?
ResponderExcluirEu tambem gostaria de saber
Excluir