segunda-feira, 30 de março de 2015

VOTOS E PRECEITOS




Supõe-se que, atualmente, na Índia exista entre 4 a 6 milhões de jainistas entre monges, freiras (sadhus e sadhvis, respectivamente) e devotos.

Mahavira, o reformador da doutrina jaina certa vez disse:

"O homem sem conhecimento leva milhões de vidas para extirpar os efeitos do carma, ao passo que  um homem que possui o conhecimento espiritual e disciplina extingue-os em um único momento."

Esse conhecimento espiritual e disciplina vem da vida monástica, da abdicação da vida mundana, da renúncia completa e total.  Os devotos ou leigos jainistas aspiram atingir esse nível de iluminação, de sabedoria e é por essa razão que eles veneram as ordens monásticas.

Existem dois grupos ou seitas dentro da filosofia jaina:  

os Digambara - vestidos de espaço
os Svetambara - vestidos de branco

Dentro desses dois grupos existem muitas sub-seitas, entretanto, existem pequenas diferenças doutrinárias entre elas.  A separação vem de diferenças de ritos e práticas.  Por exemplo, na seita Digambara os ascetas ou monges andam nus, pois isso significa renúncia - desapego das coisas terrenas, tanto de bens materiais como de conceitos e emoções (como vergonha, vaidade, etc...).  Eles se utilizam apenas da própria atmosfera em torno deles, daí o nome "vestido de espaço".  Já os monges ou ascetas svetambaras usam vestes brancas.  Os svetambaras acreditam que as mulheres podem alcançar a libertação (moksha), já os Digambaras, por terem algumas restrições sociais com respeito a elas, creem que só numa posterior encarnação como homens conseguirão isso.

asceta Digambara



asceta Svetambara



Dentro dessas seitas e sub-seitas jainistas vemos várias formas de culto.  Há os que adoram ídolos (imagens e estuetetas dos Tirthankaras)  e há os que rejeitam tal forma de ritual.  Todos os grupos, porém, têm a não violência (ahimsa) como a parte mais importante de sua filosofia.

Sobre isso cada seita tem um voto específico de comportamento e renúncia.  Umas acrescentam alguns outros itens, mas basicamente todas incentivam a: que os devotos se empenhem e perseverem nos seguintes compromissos:

Não violência (ahimsa)
Veracidade (satya)
Não roubar (asteya)
Desapego (aparigraha)
Celibato (brahmacharya)


Os devotos em maior ou menor grau se empenham para perseverar nesses compromissos.  Já os ascetas, monges e freiras tem que segui-los rigorosamente.

E há também alguns outros preceitos que devem ser seguidos para que todos os jainistas, independente de qual seita pertençam,  busquem o caminho da realização espiritual .  São eles os três apoios (Gupti) e os cinco cuidados (Samiti); ou, em outras palavras, são as três regras  de evitação de má conduta (Gupti) e as cinco regras de conduta (Samiti).



Os três apoios (Gupti):

Controle da mente (managupti)
Controle da fala (vacanagupti)
Controle do corpo (kayagupti)


Os cinco cuidados (Samiti):

Cuidado ao caminhar (irya samiti)
Cuidado ao se comunicar (bhasha samiti)
Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti)
Cuidado o manusear objetos (adana nikshepana samiti)
Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos 
                                                         (pratishthapana samiti)


Explicando melhor os três apoios (Gupti):

Controle da mente - não se concentrar em  maus pensamentos; proteger a mente de pensamentos impuros como a raiva, o ódio, a ganância, a inveja, o egoísmo, etc.  Sempre perdoar e dedicar a mente para a meditação de assuntos elevados.

Controle da fala - não  proferir palavras violentas ou desagradáveis que possam ferir os outros; praticar o silêncio.

Controle do corpo - Deve-se guardar o movimento do corpo de modo a não ferir outras criaturas; olhar sempre o caminho em que se pisa para não prejudicar ou matar uma vida inocente, como formigas, insetos, etc. Desenvolver um comportamento e uma postura dignos (inclusive no vestir) e de boas maneiras.


Explicando melhor  as cinco regras de conduta (Samiti):

Cuidado ao caminhar - deve-se andar de modo que nossos passos não causem dor ou morte de qualquer ser vivo.

Cuidado ao se comunicar - deve-se evitar as oito imperfeições do discurso: a raiva, o orgulho, o engano, a ganância, o deboche, o medo, a fofoca e a calúnia.

Cuidado ao comer e angariar artigos(eshana samiti) - deve-se comer apenas alimentos que não atentem contra a doutrina jainista e angariar artigos de igual modo.

Cuidado ao manusear objetos (adana nikshepana samiti) - deve-se usar objetos ou manuseá-los com cuidado de modo a não por em perigo a vida de criaturas pequenas e insetos.

Cuidado ao jogar fora artigos, resíduos ou detritos 
                                                         (pratishthapana samiti) - tomar cuidado para não ser inconveniente, nem causar dano ao jogar fora objetos ou resíduos.  Ter o cuidado de ver que nenhuma criatura é prejudicada ou incomodada por tais ações.


Assim sendo Samitis purificam as ações e as tornam virtuosas, enquanto que os Guptis são proibições contra atividades pecaminosas da mente, da fala e do corpo.  Ambos são igualmente necessários para a elevação espiritual.  Todas essas oito virtudes são conhecidas como Ashta Pravachan Mata.


2 comentários: