terça-feira, 21 de abril de 2015

O CAMINHO DA AHIMSA - POR GURUDEV SHREE CHITRABHANUJI



O CAMINHO DA AHIMSA


Escrito por Gurudev Shree Chitrabhanuji


Gurudev Shree Chatrabhanuji


Querido amigos,

Hoje a nossa meditação é sobre Ahimsa (não violência). A meditação é a experiência da paz.  A paz só é possível na presença da Ahimsa.  Então, Ahimsa é necessária a nossa jornada.  O que é Ahimsa?  Ahimsa é ter consideração, é ter Reverência pela Vida.

"A" DE CONSCIÊNCIA

"A" (o inicial) representa a consciência.  Precisamos ver o nosso próprio Eu no espelho da consciência.  E vendo a nós mesmos, nós desenhamos o nosso próprio retrato do que queremos ser e do que realmente somos.  Se formos com amor para mais perto de nosso Eu e experimentarmos o nosso Ser, seremos capazes de experimentar a paz com os outros - tanto como com nós mesmos.  Iremos conhecer o nosso verdadeiro Eu.  "Estou consciente da energia.  Eu sou o único que está animando tudo.  Então porque não animar o meu Ser e aqueles que entram em contato comigo?"  Vendo desse modo, nós pacificamente, espelhamos nossa própria imagem em harmonia com o universo.  Nós experimentamos que "estou animando o corpo, estou animando os sentidos e eu estou animando tudo que eu toco".

Este é o caminho para a auto-realização. Embora, muitas vezes nos contrapomos a ele, esta viagem tem que começar por nós mesmos.  A luz da auto-realização pode ser deslumbrante; tanto quanto a luz do dia para uma pessoa que foi dormir por um longo tempo no escuro.  Teremos que treinar os olhos para estarmos prontos para assumir a luz de tal realização. Isso é feito através da meditação e da elevação da consciência.

A medida que dermos conta de nossa energia amorosa senciente, iremos, cada vez mais fundo, procurar experimentar que "estou aqui para conhecer o meu "eu"- a mim mesmo. Quando amanhecer, daremos conta de nossa unidade com toda a vida. Isto é Ahimsa.



"H" DE HARMONIA

"H" representa harmonia.  "Eu serei uma presença harmoniosa nesta terra e não causarei nenhum dano".  Este é o respeito que se deve ter por todo tipo de vida.  Isso é Reverência pela Vida. Vibrações de violência geram violência. Se nos concentrarmos na violência, então a violência será o nosso hábito.  Mas se todos os dias pensarmos: "Estou aqui para experimentar a presença da paz", começaremos a sentir paz.  Aos poucos, estaremos envolvidos em vibrações pacíficas. Se vivermos dessa maneira, isso se tornará nosso escudo.  Isso se tornará nosso apoio.  Isso, também, se tornará nossa proteção contra a violência exterior.

Na verdade, as vibrações de violência ou vibrações de paz  não vêm de fora; vêm de nosso interior.  No princípio haverá algum tipo de conflito, porém respeite sua vida.  Diga: "Eu não vou criar qualquer tipo de violência para mim mesmo".  E se algum pensamento negativo de ódio, de raiva, de ressentimento vier, diga:  "Não, eu não quero isso.  Eu sou da paz".  Diga para aqueles pensamentos violentos: "Saia!"  Determine isto do mesmo modo que dizemos às crianças: "Por favor, não faça barulho.  Eu quero dormir."  Da mesma forma, temos que dizer a nossa mente o que ela deve fazer.  Às vezes, é fácil sermos categóricos com os outros, porém muito mais difícil é sermos categóricos com nós mesmos.


A violência se infiltra de negatividades.  Cada indivíduo tem de cuidar de si mesmo.  Cada indivíduo tem de criar harmonia dentro de si mesmo.  A menos que criemos a paz interior, não seremos capazes de criar a paz exterior.  Para convencer os outros sobre isso usamos as palavras, entretanto para convencer-nos a nós mesmos, temos de ter a experiência da paz. É fácil dizer palavras, mas é um desafio sintonizá-las com o sentimento. Para fazermos isso, para que haja essa conexão, devemos meditar e experienciar a presença pacífica da Reverência pela Vida.  Dessa maneira, a prática da harmonia impregna, gradualmente, cada célula do nosso ser.



"I" DE INTEGRAÇÃO

"I" representa integração.  Integrar cada coisa: corpo, mente e alma.  Vejamos com equanimidade, igualdade e consideração todas as raças, todas as religiões, todos os grupos étnicos e toda a vida.  Retire as divisões de sua mente.  Retire: "Ele é um cristão.  Ele é um judeu.  Ele é um chinês.  Ele é um indiano." Isso são muros que colocamos devido aos nossos condicionamentos.  Esses muros não estão fora de nós; eles são construídos dentro de nossa mente.  Estes muros nos separam dos outros e nos afastam de nós mesmos.


Integrar! Seja integração!  Precisamos ter um coração que integra tudo, um coração que entenda que todos querem viver, todos querem ter paz, todos querem comer; não há diferenças entre nós e os outros.  O amor não tem tempo a perder com  o ódio.  O amor sabe perdoar, pois o amor sabe como esquecer, o amor sabe como seguir em frente.  Desta forma estaremos trabalhando com integração e, gradativamente, nos sentiremos integrados.


Em primeiro lugar comecemos com a mente, em seguida com as palavras e depois as ações.  Integremos nossa forma de pensar, falar e agir.  Por exemplo: quando dizemos "Obrigado", esse agradecimento vem primeiro em nosso pensamento, depois o traduzimos em palavras e, finalmente, o manifestamos em nossas ações.  Se uma pessoa estiver receptiva ela não usará uma armadura, aceitará meu agradecimento; os meus sentimentos sinceros irão tocá-la.  E é exatamente isso; para que as vibrações sejam verdadeiras, genuínas elas têm que ter harmonia - integração total de pensamentos, palavras e ações.



"M" DE MAGNANIMIDADE


"M representa magnanimidade.  Magnanimidade ou nobreza é uma qualidade da alma.  Ela gera o sentimento de generosidade e compaixão para com todos os seres vivos.  A magnanimidade é uma grande virtude do pensamento, da palavra e da ação, pois ela sabe perdoar.  O perdão é libertação - a libertação do ódio, da vingança, da animosidade (grilhões esses gerados pelos nossos condicionamentos).  Ao perdoar nós libertamos nossa alma da negatividade.  A magnanimidade, a nobreza da nossa alma, sabe que, não perdoar é se comprometer com a tristeza, a dor e o sofrimento.


A magnanimidade é a natureza do espírito.  Ela nunca ofende, ela nunca discrimina, este ou aquele, por causa de sua origem, de sua fortuna, do seu cargo, de sua posição, etc. Ela emana do coração compassivo e amistoso.  Seu sentimento de amor flui para todos - pequeno ou grande.  Ela não tem os muros do preconceito - seja sobre grupos, raças, religiões, etc.



"S" DE SERVIÇO


"S" representa serviço.  Servir a alguém.  Deixe que sua vida seja um serviço ao próximo.  Por meio do serviço nos sentimos vivos, nos tornamos vivos.  Já imaginou quantas pessoas e quantas coisas nos servem?  Nós respiramos o ar, nós bebemos a água, comemos as verduras, usamos as roupas que cobrem nosso corpo, etc.  Sempre estamos recebendo os serviços de outros seres - sejam eles vivos ou inanimados.  E nós, o que estamos dando em troca?  Em troca estamos explorando as pessoas, os animais e a terra.  Dia a dia, o planeta Terra está perdendo sua beleza, sua energia, sua vida.  Se não respeitarmos a terra, não iremos respeitar a vida em qualquer lugar.


Devemos servir e fazer com que o serviço seja parte da nossa vida.  Temos que viver e ajudar - ajudar a deixar os outros viverem.  Algumas pessoas perguntam: "Onde posso ir para servir?"  Eu digo: "Deve servir onde quer que esteja.  Não há necessidade de ir a lugar algum.  Você pode realizar o serviço de muitas maneiras.  Pergunte a si mesmo: "Hoje, como posso servir aos outros seres?" Dessa maneira, realizando o que achar ser propício, estará contribuindo".  Uma pessoa que colabora, que serve, é uma benção para a Terra.



"A" DE ABSTINÊNCIA


"A" (o último) representa abstinência.  A abstinência das coisas que contaminam nossas vibrações, a abstinência de produtos que causam e dor e sofrimento.  A abstinência de bebidas alcoólicas que confundem o nosso pensamento. A abstinência de alimentos que não dão saúde.  


Os alimentos que não são saudáveis podem ter um ótimo sabor, porém agridem e arruínam nosso corpo, nosso pensamento e  a nossa vida. Nossas células  se criam e se reproduzem a partir dos alimentos que comemos e, de acordo com os alimentos que comemos, as nossas vibrações são criadas.  A maneira como nos alimentamos, portanto, influencia nossos pensamentos, o nosso raciocínio e as nossa emoções.  Para promover vibrações de paz e harmonia, precisamos nos abster de produtos nocivos, bem como de alimentos que provêm de algum tipo de violência ou sofrimento (por exemplo, as carnes, que são o resultado do abate de animais). Os nossos sentidos são uma porta aberta para todos os tipos de vibrações.



---------------------------------------------------------------------------------

Então, meus amigos, quando meditamos nos damos conta de que "Eu sou uma presença viva neste corpo.  Sou uma energia sensível e consciente.  Eu sou Amor.  Eu sou da Paz.  Eu sou compaixão.  Eu animo este corpo.  Eu sou estes sentidos, essas células cerebrais e toda a minha existência.  É assim que me sinto.  Sou Ahimsa.

É dessa maneira que nós podemos viver - com Reverência pela Vida e sermos uma benção para o mundo.


Namo Arihantanam

Amor e bençãos
Chatrabhanuji

Nenhum comentário:

Postar um comentário