quarta-feira, 15 de abril de 2015

SÍMBOLOS JAINAS



SÍMBOLOS JAINISTAS

A BANDEIRA JAINISTA


ou



A bandeira jainista tem cinco cores diferentes:

A cor vermelha representa Siddha (as almas liberadas)

A cor amarela representa Acharya (mestre espiritual)

A cor branca representa Arihanta (aquele que consegue derrotar os inimigos internos e atingir o estado de bem aventurança                                                                                   

A cor verde representa Upadhyaya (brâmanes)

A cor azul escuro ou preto representa Muni (Sadhu - asceta ou monge
                                                                                           
Há um símbolo de suástica na faixa central (ver símbolo da suástica nesta postagem)





ARATI



                                                                                                   


O arati é uma pequena pira - ou castiçal - que tem cinco pavios. A chama é acesa em um algodão embebido em óleo.  O arati é manuseado em movimentos circulares em frente ao ídolo (Tirthankara) que se esta cultuando; esse ato é feito no final de uma cerimonia de adoração e também à noite diante do templo fechado.  A escuridão simboliza a negatividade, o medo e a ignorância, ao passo que a luz simboliza a divindade.  A luz do arati dissipa a escuridão, o que significa a superação da negatividade através da virtude, o medo através da coragem e a ignorância através do conhecimento.  Os cinco pavios acesos simbolizam:

- Panch Parmesthi:  Arihanta, Siddha, Acharya, Upadhyay, Sadhu                                                                                                 

- cinco tipos de jnanas ou conhecimento: Matijnan, Shrutjnan, Avadhijnan, Manah Paryayjnan, Kevaljnan

cinco grandes votos: ahimsa, não roubar, veracidade, celibato e desapego  





MANGAL DEEVO









Mangal deevo é uma pequena pira - ou castiçal - que tem um único pavio. Ele é usado para rituais de adoração. Após o ritual com o arati. A chama é acesa em um chumaço de algodão embebido em óleo.  Quando o pavio esta aceso ilumina a face do jina - ídolo do culto. Os jainas acreditam que essa prática de adoração irá também iluminar seus corações com a verdade e a compaixão.  A única luz do Mangal deevo é também um símbolo de kevaljnan (conhecimento infinito) e das almas liberadas.



O SÍMBOLO UNIVERSAL JAINA




Este símbolo jainista é uma combinação de vários símbolos. Foi adotado  durante a comemoração  dos 2500 anos da mokha de Vardhamana Mahavira.  O contorno do símbolo é definido como sendo o universo (loka).  A suástica que é explicada ainda nesta postagem.  A  mão (mão jaina) levantada indicando "stop" (pare) está associado ao conceito de não violência.  A mão com uma roda na palma simboliza o voto jainista da ahimsa (não violência).  A palavra no centro da roda quer dizer "ahimsa".   A mão jaina significa que devemos parar por um minuto e pensar duas vezes antes de começar qualquer atividade .  Essa parada nos dá a oportunidade de analisar as nossas atividades para ter certeza de que não iremos machucar ninguém com nossos pensamentos, palavras e ações. A roda na mão mostra que, se não tivermos cuidado e ignorarmos esses avisos, então, assim como a roda gira, iremos, repetidamente, passar pelo ciclo de nascimento e morte.




SUÁSTICA JAINA



 Os braços vermelhos da suástica jaina representam os quatro tipos de renascimento (gatis): como seres celestiais, como seres humanos, como criaturas do inferno, como criaturas inferiores. Estes quatro tipos de renascimento são representados, em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo da suástica.  Nosso objetivo deve ser a libertação destes quatro tipos de renascimento.  Os três pontos verdes acima da suástica representam as Três Jóias do jainismo - Fé correta, Conhecimento correto, e Conduta correta - ou o caminho jaina da libertação.  No topo há um pequeno crescente amarelo chamado Siddhashila, o lugar das almas liberadas,  O ponto amarelo acima do crescente representa um siddha (alma liberada).




CUMPRIMENTO "JAI JINENDRA!"

  




"Jai Jinendra!" significa:  "Que a religião estabelecida pelos jinas prevaleça em nossos corações".  Os jainistas cumprimentam-se dizendo "Jai Jinendra!" porque vêem no outro a imagem de um Jina, o destruidor de todos os inimigos internos.  Reconhecendo isso eles curvam-se em relação à sua alma.  Eles compreendem que cada alma é capaz de se tornar um destruidor de inimigos internos como a ira, a ganância, o egoísmo, a ignorância, etc.





TEMPLOS JAINAS





Templos jainistas (Jinalaya, Derasar, Basadi, Mandir) são locais de culto em que a pessoa experimenta imensa paz e serenidade.  As imagens dos  Tirthankaras e o ambiente do templo promovem  a devoção e a introspecção; é um convite  à que pessoa queira seguir um caminho de purificação banindo de dentro de si tudo que a afasta da libertação.





OM






OM significa integralidade, completude.  É uma palavra simbólica que significa o infinito, o perfeito, o eterno.  O próprio som é completo representando a totalidade de todas as coisas.  Ao atingir o conhecimento absoluto ou onisciência, o corpo do Arihanta emana OM - também chamado de Som Divino (Divya Dhwani).  OM soa  como AUM e por isso é composta de cinco letras ao pronunciá-la: A, A, A, U e M.

- a primeira letra "A" representa Arihanta (um ser humano que consegue ter a  percepção da verdadeira natureza da alma e da realidade e consegue derrotar todos os inimigos internos responsáveis pela perpetuação da ignorância.

- o segundo "A" representa Ashariri (ou sidha - uma alma liberada que já não habita esse mundo)

- a terceira letra "A" representa Acharya (um asceta que é o chefe da congregação jaina)

- a letra "U" representa Upadhyay (um professor asceta)

- a letra "M" representa Muni (sadhus ou sadhvis - homens e mulheres renunciantes da vida mundana - e que praticam os princípios jainas.

O OM, portanto, representa uma saudação a essas cinco personalidades veneradas na religião jaina.  OM é uma forma abreviada do Namokar Mantra. 




HRIM



Exitem certos mantras, de uma única sílaba, que são extremamente potentes.  Eles são conhecidos como mantras seminais.  HRIM é um mantra semente. Para os jainistas é um símbolo místico que representa o som invisível, infinito e a energia divina dos 24 Tirthankaras.  Meditando sobre "HRIM" se experimenta a energia sublimada dos Tirthankaras.




ARHAM  



A palavra ARHAM é um mantra que representa todos os sons das vogais e consoantes usadas no alfabeto da língua sânscrita. A primeira vogal do alfabeto sânscrito é "a" e a última consoante é "h".  Os jainas acreditam que meditar sobre esse mantra é centrar-se no som silencioso do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário