quarta-feira, 20 de maio de 2015

AHIMSA NÃO É UMA RELIGIÃO VI

O QUE O JAINISMO ENSINA SOBRE A ORIGEM DA VIDA E A EVOLUÇÃO

Escrito por Gurudev Shree Chitrabhanuji



Gurudev Shree Chitrabhanuji

Os mestres jainas sustentam que em cada ser vivo existe uma associação entre a energia da matéria que não tem consciência e a alma, que é consciente. Sem esta última, a primeira seria inanimada. Devido ao impacto dinâmico da força da alma no corpo, ela cresce e evolui.  Ambas as energias Attam (átomo) e Atma (alma) são consideradas os componentes permanentes do universo. Attam e Atma são sem começo nem fim no sentido de que, a matéria é, continuamente, modificada - ela reagrupa as moléculas e se decompõe, mas nunca desaparece - e a alma evolui constantemente até que revele a sua verdadeira identidade e se torna plenamente liberada da atração gravitacional da matéria e da mente. A ideia da criação do universo não existe no jainismo.  A matéria sempre existiu e existirá; às vezes a matéria habita um ser vivo até a emancipação final de sua alma.

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Quando os jainistas falam de evolução referem-se, principalmente, a evolução da consciência.  A evolução da consciência é um desdobramento do potencial divino através da benevolência e do conhecimento de si mesmo. Ela é experimentada como uma ascensão para se fundir com aqueles que já atingiram o auge e toda a fragrância de perfumes da universalidade existente no cosmos eterno.

Nossa evolução física segue de acordo com esse refinamento interior.  Assim como o leite e a água tornam-se indistinguíveis quando misturados, do mesmo modo, a alma e a matéria parecem ser inseparáveis enquanto participam, mutuamente, num processo contínuo. Quando tomamos consciência de que temos viajado desde o tempo sem princípio, de uma vida para outra, de uma forma de vida para outra (sansara)* o propósito de nossa vida torna-se mais claro. Além disso, a nossa compaixão para com outras formas de vida que são menos evoluídas é aumentada. Passamos a nos conscientizar que, também, nós tivemos que passar por esses estágios. Uma vez que, fomos como eles e estivemos no meio deles, um dia, eles serão como nós e estarão entre nós.


* sansara - é o ciclo de repetição de nascimento, vida e morte (reencarnação), bem como suas ações e consequências. 

No jainismo sansara é a vida mundana caracterizada por renascimentos contínuos e reencarnações em vários domínios da existência. Sansara é descrito como existência mundana, cheia de sofrimento e miséria e, portanto, renunciar a ela vale a pena.  O sansara é, sem qualquer início e a alma se encontra em cativeiro com seu carma desde o tempo sem princípio. Moksha é a libertação do sansara.

Quando descobrimos que como seres humanos, aqui na Terra, estamos no mais alto degrau da escala evolutiva um sentimento de gratidão nos domina. Já não precisamos nos sentir indefesos, nem a mercê dos acontecimentos. Podemos tomar as rédeas de nossa vida e dar o último passo da evolução consciente. Para tanto, trabalhemos para nos libertar dos remanescentes estágios instintivos anteriores - raiva, ganância, medo, competitividade, etc. Dessa forma pararemos de gerar sofrimento e começaremos a respeitar todos os seres, indistintamente. Elevação espiritual substitui o desrespeito. Elevação espiritual substitui aridez emocional. 

A valorização do universo como um todo apaga o sentimento de pobreza espiritual.

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