domingo, 17 de maio de 2015

AHINSA NÃO É UMA RELIGIÃO III

OS VEGETARIANOS COMEM OVOS, LEITE E DERIVADOS?

Escrito por Gurudev Shree Chitrabhanuji




Gurudev Shree Chitrabhanuji


Os vegetarianos que utilizam produtos lácteos são chamados lacto-vegetarianos.  Manteiga, leite, iogurte, queijos elaborados sem coalho (o coalho dos queijos é constituído por uma enzima chamada quimosina; essa enzima é extraída do revestimento interno do estomago do bezerro ou porco) são utilizados como complementos e não como alimentos básicos da dieta.  A maioria dos vegetarianos não querem usar peles, couro, cosméticos, sedas e outros produtos derivados das exploração animal; aqueles que não usam produtos lácteos, nem ovos ou são "vegetarianos puros" ou são vegans "vegetarianos radicais". Particularmente, os vegans acreditam que o leite de vaca é para os bezerros, não para os seres humanos. Nos países ricos onde os alimentos lácteos, por causa da demanda, são produzidos em excesso, há muitas injustiças e crueldades que os vegans se recusam a apoiar. Bezerros, por exemplo, são separados de suas mães, 48 horas depois que nascem; isso quer dizer,  nunca têm chance de mamar e nem conhecem o amor de quem os gerou.  Com certeza, uma dor profunda é talhada no coração de ambos. Tristeza e os intermináveis mugidos nos dão testemunho disso.

Os bezerros machos nascidos em um rebanho leiteiro são desprezados e vão para a indústria de carne de vitela.  Ali eles passam 16 semanas na escuridão quase total e confinados em minúsculos currais. Deliberadamente, são alimentados com mingaus que tem deficiência de ferro, o que os torna apáticos e anêmicos, de modo a produzir uma carne branca macia.


Nos países onde as vacas, búfalos e cabras não são separadas de seus filhotes e a ordenha é realizada de forma não violenta, os produtos lácteos são aceitos de boa vontade por muitos vegetarianos.

Vegetarianos que comem ovos são chamados ovo-lacto-vegetarianos.  Para evitar o morticínio, esses vegetarianos não comem ovos férteis. Ovos não são parte da dieta dos "vegetarianos puros", pois o consideram uma forma de vida em potencial. Nos países em que os métodos de criação confinam vinte mil, ou mais, galinhas poedeiras em um único galpão, o resultado é um atroz sofrimento para essas aves e, muitas, acabam por demonstrar um comportamento neurótico.  Devido a essas condições insalubres muitos vegetarianos evitam, inclusive, comer ovos inférteis.


********************************************


Abaixo apresentamos dois vídeos que mostram as condições dos frangos e galinhas - que vão para as nossas mesas - quando ainda estão nos galpões e abatedouros.


           



           




AHIMSA


NOTA: 



Texto extraído do blog CENTRO VEGETARIANO.

http://www.centrovegetariano.org/

http://www.centrovegetariano.org/

VEGETARIANOS - Também conhecidos como "vegetarianos puros", os vegetarianos são aqueles que excluem apenas da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (ovos, lacticínios, mel, gelatina, etc.). Geralmente são pessoas que pretendem tornar-se veganas, mas que ainda consideram não ter as condições que lhe permitam também excluir produtos animais da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes e de muitos outros aspectos da sua vida diária. Alguns dos argumentos usados para excluir os produtos animais apenas da alimentação são o fato de alguns produtos veganos serem mais caros e ainda um pouco difíceis de encontrar. Há ainda quem seja vegetariano puro por motivos de saúde.

VEGANOS - Não consomem produtos de origem animal. Também conhecidos como "vegetarianos radicais", ou pelo termo inglês "vegan".

Este grupo exclui a carne de animais, (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina), os produtos testados em animais e os espetáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.).
O veganismo vai, pois, além da alimentação (os que excluem todos os produtos derivados de animal só da alimentação são, por vezes, designados de vegetarianos puros) e pode ser definido como uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim.
O repúdio às práticas cruéis inerentes à produção de lacticínios e à criação de animais e aves é, provavelmente, a razão mais comum para a adoção do veganismo.
Os veganos não querem apoiar a indústria da carne. Por isso recusam-se a comer ovos ou lacticínios. Muitas pessoas não comem esses produtos também por causa das condições em que são produzidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário