quarta-feira, 20 de maio de 2015

NAVKAR MANTRA I

NAVKAR MANTRA





O Navkar Mantra é o mantra mais importante do jainismo.   Este mantra também se chama Namaskar Mantra ou Namokar Mantra. Ambas as palavras, Namaskar e Namokar, querem dizer "Eu me inclino em reverência a...". Quando, pois, recitamos o mantra Navkar estamos nos inclinando, ou nos curvando com respeito aos Arihantas, Siddhas, Acharyas (chefes ou superiores dos sadhus e sadhvis - monges e freiras, respectivamente), Upadhyaya (os mestres que ensinam as escrituras aos sadhus e sadhvis) e sadhus e sadhvis. Essas cinco categorias são chamadas de Panch Parmeshthi  (grandes almas ou espíritos supremos). A intenção do Navkar Mantra não é adorar uma pessoa em particular, mas, sim, suas virtudes. Por esta razão esse mantra não menciona os nomes de qualquer Tirthankaras, Siddhas, Acharyas, Upadhyayas, sadhus e sadhvis. A recitação do mantra nos lembra que devemos nos esforçar para sermos como eles.

No Navkar Mantra está inserida toda a mensagem principal do jainismo. Se queremos ser libertados do ciclo de nascimentos e mortes, devemos dar o primeiro passo que é o da renúncia - tornando-nos monges ou freiras. Perseverando nessa senda, alcançaremos um estágio superior o de arihant e, finalmente, avançaremos para Siddha.  Siddha é quando alcançamos moksha - libertação do contínuo, nascer, morrer, renascer.  O objetivo de todo jaina é tornar-se um siddha.

 NAVKAR MANTRA

Namo Arihantanam
Namo Siddhanam
Namo Ayriyanam
Namo Uvajjhayanam
Namo LoyeSavvaSahunam

Eso PanchNamoKaro
Savva Pava Panasano
Mangala Nancha Savvesim, Padhamam Havai Mangalam


SIGNIFICADO DO NAVKAR MANTRA

Namo Arihantanam
Eu me curvo em reverência aos Arihants

Namo Siddhanam
Eu me curvo em reverência aos Siddhas

Namo Ayriyanam
Eu me curvo em reverência aos Acharyas

Namo Uvajjhayanam
Eu me curvo em reverência aosUpadhyayas

Namo LoyeSavvaSahunam
Eu me curvo em reverência a todos os Sadhus e Sadhvis


Eso Panch Namokaro
Essas cinco saudações

Savva Pava Panasano
destroem todos os pecados

Mangala Nancha Savvesim, Padhamam Havai Mangalam
e entre todas as coisas auspiciosas Padhaman Havai Mangalan é o mais auspicioso, 
ou
e entre todas as coisas auspiciosas esse louvor (ou mantra)  é o mais auspicioso



NAMOKAR MAHA MANTRA





NAVKAR MANTRA HAI NYARA - NAMOKAR MANTRA  - LATA MANGESHKAR






NAMOKAR MANTRA